terça-feira, maio 02, 2006

Aglomerado de "cara nova"


O Morro do Papagaio localizado no Aglomerado Santa Lúcia, aos poucos vai ganhando um novo visual.Um projeto lançado há um ano em BH começa a dar resultados.O ar cinzento vai dando lugar ao colorido.Sessenta barracões da vila já receberam reboco e pintura, e ainda há recursos que vão garantir melhorias em outras cento e setenta moradias.
O Aglomerado tem cerca de 35 mil moradores e um total de 4,9 mil barracões e casas, além de ser conhecido como um dos locais mais violentos de Belo Horizonte, mas nem por isso os moradores desistem do sonho de melhorar a qualidade de vida do lugar onde vivem.

O projeto é uma extensão de vários outros que estão sendo realizados no Morro do Papagaio.O trabalho social que vem sendo realizado já é visível fora do Aglomerado.Um dos exemplos está na educação.Nas universidades o número de jovens vindos de comunidades carentes é cada vez maior.

De acordo com a Associação dos Universitários do Morro, o número de moradores do Aglomerado nos bancos das faculdades era de apenas 10 pessoas.Hoje, a realidade é outra.São cerca de 130 estudantes matriculados nas universidades.

Motivo de orgulho para todos os moradores do local.Para muitos é nos projetos que estão sendo desenvolvidos no Morro que podem estar as oportunidades para acabar com o drama de jovens e crianças, que por falta de apoio e incentivo voltam-se para o crime e as drogas.

Vários projetos atuam paralelos no Morro do Papagaio.Dentre eles, o pré-vestibular comunitário que já ajudou na formação de historiadores, jornalistas, advogados, além do grupo de atores Grupo do Beco, que é formado por membros da própria comunidade.

O principal objetivo dos projetos que estão sendo implantados no Aglomerado Santa Lúcia, onde fica o Morro do Papagaio é o de acabar com a criminalidade e promover a inserção da comunidade junta à sociedade.Um trabalho que vem sendo realizado de forma gradativa, mas que aos poucos vai conquistando sociedade, comunidade e sobretudo, o respeito e a dignidade de que vive no Morro.
foto ilustração:www.eletropaulo.com.br/ dynimages/imagem2.jpg

Nenhum comentário: